Vs. 28-29 – Em terceiro lugar,
a lei produzia toda a sorte de distinções nacionais e sociais, mas todas essas
distinções foram colocadas de lado na nova posição em Cristo do Cristão. Como
parte da oração matinal de um homem judeu ortodoxo ele iria agradecer a Deus
por não ser um gentio, um servo, ou uma mulher. Estas três coisas eram
claramente distintas como sendo inferiores em relação ao lugar que um homem
tinha no judaísmo. Porém no Cristianismo estas distinções já não existem. “Nisto não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
Como parte da raça da nova criação, não apenas estamos “em Cristo” (v. 26), mas também somos “de Cristo” (v. 29). Isso significa que
a própria substância de nossa vida e essência de nosso ser é “de” o mesmo caráter daqu’Ele que é o
Cabeça da raça. Portanto, a raça de redimidos da nova criação é da mesma “espécie” do próprio Cristo (comparar
Gn 1:21-25, 2:23). Somos “todos de um”
tipo, de uma espécie, com Ele e, portanto, completamente adequados a Ele como Seus
eternos companheiros (Hb 2:11).
Os gálatas estavam enganados em pensar que se guardassem a lei eles
seriam “semente de Abraão” (v. 29 –
JND). Pelo contrário, Paulo conclui seus argumentos neste capítulo declarando
que somos semente de Abraão por crer no Senhor Jesus para salvação. (A “semente” aqui não é Cristo
pessoalmente, como nos versículos 16 e 19). Como resultado, somos “herdeiros conforme a promessa” (v.
29b), e também:
- Somos filhos de Deus “em Cristo” por meio da fé (v.
26).
- Revestimos-nos “de Cristo” por meio do batismo
com água (v. 27).
- Somos “de Cristo” na nova criação (v.
29a).
- Somos herdeiros “com
Cristo” em relação à bênção prometida a Abraão (v. 29b; Rm 8:17 – ARA).