Uma Parte na Raça da Nova Criação

Vs. 28-29 – Em terceiro lugar, a lei produzia toda a sorte de distinções nacionais e sociais, mas todas essas distinções foram colocadas de lado na nova posição em Cristo do Cristão. Como parte da oração matinal de um homem judeu ortodoxo ele iria agradecer a Deus por não ser um gentio, um servo, ou uma mulher. Estas três coisas eram claramente distintas como sendo inferiores em relação ao lugar que um homem tinha no judaísmo. Porém no Cristianismo estas distinções já não existem. “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
Como parte da raça da nova criação, não apenas estamos “em Cristo” (v. 26), mas também somos “de Cristo” (v. 29). Isso significa que a própria substância de nossa vida e essência de nosso ser é “de” o mesmo caráter daqu’Ele que é o Cabeça da raça. Portanto, a raça de redimidos da nova criação é da mesma “espécie” do próprio Cristo (comparar Gn 1:21-25, 2:23). Somos “todos de um” tipo, de uma espécie, com Ele e, portanto, completamente adequados a Ele como Seus eternos companheiros (Hb 2:11).
Os gálatas estavam enganados em pensar que se guardassem a lei eles seriam “semente de Abraão” (v. 29 – JND). Pelo contrário, Paulo conclui seus argumentos neste capítulo declarando que somos semente de Abraão por crer no Senhor Jesus para salvação. (A “semente” aqui não é Cristo pessoalmente, como nos versículos 16 e 19). Como resultado, somos “herdeiros conforme a promessa” (v. 29b), e também:
  • Somos filhos de Deus em Cristo” por meio da fé (v. 26).
  • Revestimos-nos de Cristo” por meio do batismo com água (v. 27).
  • Somos de Cristo” na nova criação (v. 29a).
  • Somos herdeiros com Cristo” em relação à bênção prometida a Abraão (v. 29b; Rm 8:17 – ARA).