A Experiência dos Gálatas em sua Conversão a Deus - Cap. 3:1-5

V. 1 – Paulo começa fazendo seis perguntas aos gálatas com o propósito de abrir os olhos deles e alcançar a consciência. As respostas a estas perguntas são tão óbvias que ele não as declara.
Sua primeira pergunta é: “Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade?” Ele lhes pergunta “quem” era o responsável por esse erro no qual haviam entrado. Esta palavra no grego está no singular. Aparentemente havia uma pessoa em particular que era culpada. Ele pode ter sido um mestre preeminente, ou como alguns expositores sugerem, tratava-se do próprio diabo. Qualquer que fosse o caso, os gálatas tinham sido feitos presas de seus enganos. Paulo os chama de “insensatos” porque eles não parecem ter o senso espiritual para perceber que tinham sido enganados. Eram como homens “fascinados” sob um feitiço maligno.
Como na maioria dos casos de abandono, houve um curso que os tinha levado a engolir a mentira do diabo. Aparentemente os gálatas tiveram quatro os estágios:
  1. Eles estavam “passando [desertando – AIBB] daqu’Ele que os tinha chamado – Cristo (cap. 1:6). Eles estavam fora de comunhão com o próprio Senhor.
  2. Foram “fascinados” pelo inimigo (cap. 3:1). Seguindo adiante, fora de comunhão com o Senhor, tornaram-se vulneráveis às sutis operações do inimigo que os confundiu quanto à verdade.
  3. Se “sujeitaram” (TB) à religião terrena da qual haviam se desviado (cap. 5:1).
  4. Foram “impedidos [parados – JND] de seguir adiante em verdadeira liberdade Cristã (cap. 5:7).
Paulo prosseguiu, dizendo: “perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidentemente apresentado, crucificado entre vós” (v. 1 – KJV). Isto é o que Paulo tinha feito ao lhes apresentar o evangelho. Ele havia apresentado diante deles Cristo crucificado, e eles creram nesta mensagem para salvação da alma. Pregar Cristo crucificado era a essência da pregação de Paulo em todo lugar que ele foi (1 Co 2:2). É uma característica de um bom pregador ou mestre “apresentar” a verdade de forma “evidentemente” e clara. Falsos mestres são normalmente obscuros – particularmente aqueles arraigados ao legalismo. Independentemente de quão simples e claramente Paulo havia ensinado os gálatas, eles tinham tirado seus olhos de Cristo crucificado e estavam olhando para a lei a fim de obterem justificação e santidade. Eles perderam de vista o propósito e significado da cruz e engoliram uma mentira.