Uma Nova Posição Diante dos Homens na Terra por Meio do Batismo

V. 27 – Em segundo lugar, os Cristãos não somente possuem uma nova posição diante de Deus no céu, mas eles estão em uma nova posição na Terra por meio do batismo. Paulo diz: “Porque todos quantos fostes batizados em [para – JND] Cristo já vos revestistes de Cristo”. Observe que existe uma diferença nas expressões “em Cristo” e “de Cristo”. Por somos colocados numa nova posição diante de Deus “em Cristo” (v. 26), porém por meio do batismo nos revestimos “de Cristo” e estamos numa nova posição diante dos homens na Terra (v. 27).
Quando somos batizados, colocamos o distintivo, ou vestimos o uniforme Cristão, e desse modo nos identificamos com a posição Cristã na Terra. A ordenança do batismo tem a ver com desassociação e associação. Uma pessoa que é batizada é formalmente desassociada da antiga posição em que uma vez esteve na Terra (seja no paganismo ou no judaísmo) e é formalmente associada com uma nova posição – o terreno Cristão. Este novo terreno não tem nada a ver com a segurança da bênção eterna de uma pessoa, todavia a coloca declaradamente num lugar limpo na Terra.
Muitas versões traduzem este versículo da seguinte forma: “batizados em Cristo”, porém deveria ser traduzido: “batizados para Cristo” (JND). O apóstolo acabou de nos dizer no versículo 26 que uma pessoa está “em Cristo” por fé. Ele não poderia estar sugerindo que o batismo com água coloca alguém nesta posição diante de Deus porque isso negaria toda a força do seu argumento na epístola – de que nossa aceitação diante de Deus pode somente ser por fé. Batismo é um ato – algo que uma pessoa pode fazer ou se submeter. Se o batismo colocasse alguém neste elo vital em Cristo, então uma pessoa poderia ser salva pelas suas obras! A palavra deve ser traduzida como “para”, a qual se refere à identificação. Pelo batismo com água somos identificados com Cristo em Sua morte e em Sua ressurreição. Isso nos coloca, professadamente, num novo terreno na Terra.