4) Levar as Cargas uns dos Outros - Cap. 6:2

A graça não somente nos levará a buscar o caído (v. 1), mas também nos levará a ajudar nossos irmãos que estão sob cargas (fardos) da vida (v. 2). Portanto, Paulo diz: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. Estas “cargas” são as provações, sofrimentos, enfermidades, etc., que uma pessoa experimenta na vida. Seu ponto aqui é que devemos ser sensíveis àquilo que nossos irmãos estão passando e procurar aliviá-los de alguma forma, se pudermos. Isso pode ser os confortando, dando conselhos, ou ajudando em alguma questão prática – mesmo se for num sentido financeiro. Cristãos, neste sentido, devem ser carregadores de cargas, porque somos “guardadores de nossos irmãos” (Gn. 4:9).
Ao carregarmos os fardos de outros, cumprimos “a lei de Cristo” – a qual é viver pela regra que Ele viveu quando estava aqui na Terra. Sua vida inteira foi despendida em sacrifício pelos outros. A lei de Cristo é a regra da nova criação.
Sacrificar-se ao ajudar outras pessoas é algo que aqueles presos pelo legalismo normalmente não irão pensar em fazer. Um espírito crítico frequentemente se manifesta quando há uma necessidade evidente. Em vez de carregar os fardos de outros, a mente legalista criticará a pessoa por estar em tal situação. Tais pessoas tendem a perturbar a paz e a unidade prática na assembleia local ao invés de promovê-las.
Os gálatas eram zelosos da lei, mas infelizmente, eles tinham a lei errada diante de si, eles precisavam da “lei de Cristo”.