Resumo dos Três Encontros de Paulo com Pedro

  1. Seu primeiro encontro responde à falsa acusação de que Paulo era um pregador renegado que não estava no mesmo passo com os apóstolos. Havia, de fato, perfeita harmonia entre ele e Pedro e os outros na Judeia (cap. 1:18-24).
  2. Seu segundo encontro responde à insinuação de que Paulo era deficiente em seu entendimento da revelação Cristã e, portanto, não poderia haver confiança em sua pregação. Esse relato estabelece que os outros apóstolos não podiam acrescentar algo a Paulo quanto ao entendimento da verdade. Eles reconheceram isto e deram-lhe “as destras em comunhão” em sua pregação e ensino (cap. 2:1-10).
  3. Seu terceiro encontro responde à acusação de que ele não tinha autoridade como um apóstolo. O relato em Antioquia estabelece o fato de que a autoridade de Paulo como um apóstolo não era inferior à de Pedro, e isso foi demonstrado em sua repreensão a Pedro (cap. 2:11-21). 
Isso prepara o palco para a defesa do evangelho que Paulo pregava nos próximos dois capítulos. Ao entender estes fatos a respeito de seu apostolado, os gálatas estariam prontos para receber o ensino de Paulo quanto à verdade da liberdade Cristã separada da lei.