Os que São Governados pelo Sistema Legal Perdem seu Discernimento - Cap. 4:17-19

Paulo agora se atém em outro triste resultado de se misturar lei e graça, que é: Aqueles que vivem por princípios legalistas perdem seu discernimento espiritual. Novamente, os gálatas eram uma prova viva disso. Paulo toca em ao menos três coisas que indicam que eles tinham perdido sua sensibilidade espiritual.
V. 17 – Primeiramente, eles não discerniram os motivos malignos que estavam operando nos mestres judaizantes em seu meio. A fim de expor estes motivos encobertos Paulo falou em grande clareza de discurso: “Eles têm zelo por vós, não como convém [corretamente – JND]. Os legalistas haviam impressionado os gálatas com o seu zelo; fizeram uma exibição de devoção e exercício espirituais e os santos na Galácia foram enganados por isso. Isso mostra que eles estavam bem desprovidos de discernimento. Infelizmente, estes falsos mestres tinham desígnios para levarem os gálatas para longe do apóstolo e após si mesmos. Paulo, portanto, foi adiante e disse: “querem excluir-vos de nós para que sejais zelosos após eles” (v. 17 – JND). Era evidente que eles estavam buscando por seguidores (At 20:30) e, infelizmente, os gálatas caíram em sua armadilha. Como isso aconteceu? Ao misturar a lei com o Cristianismo eles se tornaram insensíveis aos movimentos destes obreiros malignos que consequentemente os enganaram.
Muitos queridos Cristãos hoje têm sido enganados desta forma. Um obreiro Cristão cheio de energia e entusiasmo aparecerá e os impressionarão com uma exibição de piedade e devoção e eles se deixarão levar por isso. Frequentemente quando pessoas são impressionadas de tal forma, é porque não estão firmadas na fé (Cl 2:7). Em Romanos 16:25, Paulo nos diz que existem duas coisas que são necessárias para “confirmar [estabelecer – JND]o crente, elas são: ter entendimento do seu “evangelho”, e ter entendimento da “revelação do mistério”. Estarem firmados nestas coisas teria ajudado os gálatas a detectar o erro e refutar os avanços dos mestres judaizantes.
V. 18 – Paulo explica que zelo é bom, mas ele deve ser “naquilo que é correto” (v. 18 – JND). Zelo nas coisas de Deus não é suficiente; ele deve ser de acordo com a verdade. Uma pessoa pode ser sincera acerca de algo, mas ser sinceramente errada. O teste não é o quão entusiástica uma pessoa é, mas antes se o que ela apresenta é a verdade. Isto mostra que não podemos julgar a mensagem que uma pessoa traz meramente pela conduta externa dela. É verdade que a vida dos servos deveria estar de acordo com a mensagem que eles trazem (1 Ts 2:1-8), mas mais importante que tudo, eles têm que trazer a verdade. Muitos têm sido enganados simplesmente porque homens são zelosos e sinceros. Em outro lugar Paulo diz: “com suaves palavras e lisonjas” eles “enganam os corações dos símplices” (Rm 16:18). “Julguemos”, portanto, “todas as coisas”, retendo “o que é bom [correto – JND](1 Ts 5:21 – ARA).
Vs. 19-20 – Uma segunda coisa que provava que o discernimento dos gálatas tinha sido afetado de forma prejudicial era que eles não conseguiram discernir os motivos legítimos do apóstolo Paulo, que era genuíno em seu amor e cuidado pelo bem-estar espiritual deles. Ele desejava o bem e a bênção deles, porém eles não discerniam isso e estavam tratando Paulo como um inimigo!
Em vista do estado confuso deles, Paulo suplica-lhes, como suas queridas “crianças” pelas quais “ele sentia novamente as dores de parto até que Cristo” fosse “formado” neles. Ele sentiu como se ele tivesse que começar novamente com eles, porquanto tinham regressado de tão terrível forma. Ele usa a figura de uma criança no ventre de sua mãe para expressar a servidão restritiva do legalismo no qual estavam; quando uma mulher dá à luz, sua criança é libertada. Paulo falou dos seus trabalhos com eles como uma mãe sentindo as dores de parto para dar à luz crianças à verdadeira liberdade Cristã. Este era um verdadeiro exercício maternal. Ele não apenas deu à luz aos seus convertidos, mas também criou aqueles crentes recém-nascidos com as verdades simples da Escritura (1 Ts 2:7-8). Com os gálatas, Paulo teve que sentir as dores de parto “de novo”, porque ele já o tinha feito quando eles eram recém-convertidos. Ele os havia libertado da servidão do paganismo, e agora teria que fazer isso de novo libertando-os da servidão do legalismo.
Vemos aqui como Cristo é formado nos santos – por meio do ensino sadio. Doutrina correta leva à prática correta. Uma coisa é estar “em Cristo” (cap. 3:26), outra coisa é ter “Cristo ... formado” em você (cap. 4:19). Esta última tem a ver com o lado moral da verdade tendo seu efeito prático no crente, de maneira que as características de Cristo – tal como graça, benignidade, paciência, amor, etc. – são vistas nele. Maturidade Cristã é ser como Cristo, mas infelizmente, isso tinha sido impedido nos gálatas pelo legalismo.
Em vista do retrocesso deles, Paulo queria estar com eles e “mudar” sua “voz” para mostrar-lhes exatamente o quão preocupado ele estava. Ele estava “perplexo” quanto à maneira em que eles tinham se afastado para tão longe do caminho e não pareciam perceber isso. Da mesma forma devemos ficar profundamente entristecidos – e mesmo justamente irados quando alguém desvia uma pessoa do caminho (2 Co 11:29).
V. 21 – Uma terceira coisa que indicava que o discernimento dos gálatas tinha sido afetado é o claro fato de que eles não estavam discernindo aquilo que a lei estava realmente dizendo. Paulo argumenta com eles dizendo: “Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?” Os gálatas haviam se tornado tão insensíveis que não estavam ouvindo aquilo que a lei estava demandando, tão pouco estavam percebendo aquilo que a lei tinha produzido na vida deles. Isso mostra que eles tinham perdido seu discernimento.
Esta evidência pode ainda ser vista em Cristãos que se colocam debaixo de princípios legais nos dias de hoje. Se você fosse apresentar-lhes os perigos do legalismo, eles honestamente não iriam entender do que você está falando. Uma influência cegante na sua mente legalista os faz bastante insensíveis para todo raciocínio lógico. Eles normalmente recusarão qualquer exortação dada a eles por pessoas preocupadas, imaginando que estão sendo fiéis ao Senhor.
A prova de que os gálatas tinham se tornado insensíveis por meio de seu entusiasmo com a lei é testemunhada pelo fato de que:
  • Eles não conseguiram discernir o verdadeiro caráter dos judaizantes que estavam operando entre eles (vs. 17-18).
  • Não conseguiram discernir o legítimo caráter de Paulo de genuíno amor e preocupação pelo bem-estar espiritual deles (vs. 19-20).
  • Não conseguiram discernir o que a lei estava realmente dizendo e fazendo com eles (v. 21).