e) Adotar a Lei Remove o Escândalo da Cruz

Vs. 11-12 – Paulo havia tocado no caráter fermentador do ensino dos judaizantes; agora ele fala da natureza enganadora do ensinamento deles.
Falando hipoteticamente, ele diz: “Eu porém irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado”. Uma coisa que caracteriza a verdade do Cristianismo é que existe feroz perseguição contra ela, especialmente por parte dos judeus (1 Ts 2:14-16). Isso acontece porque a verdade do Cristianismo coloca inteiramente de lado o judaísmo e isso era ofensivo para os judeus. Mas se Cristãos adotassem o sistema legal, os judeus seriam menos hostis para com o evangelho, e a perseguição em grande parte cessaria. Os legalistas que estavam inquietando os gálatas estavam promovendo isto. Eles usaram isso como uma “isca” colocada diante dos gálatas para fazer com que aceitassem seu ensino. Eles ensinavam que se os crentes adotassem a lei, isso faria com que “o escândalo da cruz” cessasse, e assim, os gálatas escapariam da perseguição que enfrentavam diariamente. Desejar escapar da perseguição é compreensível; no entanto, perseguição é normal ao Cristianismo. Se obedecermos à verdade do evangelho é impossível evitar perseguição; a própria natureza do Cristianismo é contrária a tudo aquilo para o que o homem na carne se dispõe. Portanto, havia um elemento enganador no ensino dos judaizantes. Eles estavam apresentando uma falsa vantagem aos gálatas para que assim aceitassem seu ensinamento.
Vendo o efeito causado pelo mal dos judaizantes, Paulo desejou que estes, que estavam lançando os gálatas em confusão, se “cortassem fora a si mesmos” (v. 12 – JND). Ele desejou que eles se separassem dos santos, de maneira que os santos ficassem livres de suas influências. Hamilton Smith disse: “Seu amor (o de Paulo) pela verdade e bem-estar dos crentes o fez intolerante para com aqueles cujo ensinamento era destrutivo da verdade Cristã, roubando os santos da verdadeira liberdade e os levando a praticar aquilo que era inconsistente com o Cristianismo”.