Crescemos à Perfeição (Maturidade) Cristã por Fé

V. 3 – Mais duas perguntas são feitas. Elas endereçam outra falsa noção que os gálatas tinham – que perfeição Cristã pode ser alcançada pelas “obras da lei”. Muitos Cristãos hoje pensam isso. Eles irão admitir que um crente é justificado por fé, mas insistirão que ele deve guardar a lei depois de salvo como uma regra para sua vida; caso contrário (eles pensam) não haverá nada para impedir um crente de sair em direção a uma vida pecaminosa. Esta é a essência do legalismo. Legalismo é alguém intentar alcançar perfeição Cristã por meio do estabelecimento de regras e regulamentos para a carne, em lugar de ter a Cristo como a força motivadora em sua vida. Uma pessoa inclinada de tal forma pode fazer uso da lei de Moisés ou usar um conjunto de regras que ela impõe a si mesma, todavia em qualquer dos casos, maturidade Cristã não será produzida.
Paulo demonstra a falta de lógica disso perguntando: “Deus começa fazendo uma obra sob determinado princípio, e então a conclui sob um princípio oposto?” Se eles não puderam obter salvação por esforços carnais, como poderiam esperar crescer em santidade em direção à maturidade (“perfeição”) Cristã por meio de esforços carnais? A verdade é que a lei não justificará uma pessoa diante de Deus, e nem produzirá santidade num crente.
Pensar que o crente precisa da lei para guardá-lo de sair em direção ao pecado é não entender o poder da graça. Quando a graça de Deus toma conta da alma ela não o faz querer pecar; ela faz do crente um servo devoto do Senhor! Tal pessoa desejará andar no “Espírito”. Ela desejará mais de Cristo e viverá sua vida na esfera dos interesses de Cristo (Gl 5:16). Consequentemente, o poder do Espírito será manifesto em sua vida na forma de libertação das paixões malignas que emanam da natureza caída pecaminosa (Rm 8:2).